Biblioteca Virtual
Envie sua mensagem para a Biblioteca Virtual
Fale Conosco
Conheça a Biblioteca Virtual e saiba o que podemos fazer por você
Quem Somos

Temas Diversos :: DICIONÁRIOS E ENCICLOPÉDIAS DIGITAIS

Tamanho do texto   A A A

Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

O Dicionário Cravo Albin é exclusivamente dedicado à música popular do Brasil, desenvolvido inicialmente pela PUC-RJ e depois pelo Ministério da Cultura, através da Biblioteca Nacional. Apresenta como verbetes nomes de cantores, nomes de grupos e bandas, gêneros musicais e seus respectivos históricos, biografias e obras.

Dicionário da Língua Portuguesa

O Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa está disponível, gratuitamente, para consulta na internet. São mais de 500 mil definições em mais de 200 mil verbetes, configurando numa fonte de referência bastante interessante para quem procura um dicionário on-line.

Há, também, o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Um pouco menos abrangente, com cerca de 96 mil verbetes, ele é um dicionário básico do português europeu (de Portugal).

Links Relacionados

Dicionário de Medicina Popular e outros dicionários raros (IEB)

Dicionários no Instituto de Estudos Brasileiros - IEB é um projeto em desenvolvimento em parceria com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/PRCEU e coordenado pela historiadora Márcia Moises Ribeiro, cujo objetivo é disponibilizar em versão digital dicionários raros e de difícil acesso ao público.

Atualmente, estão disponíveis o Dicionário de Medicina Popular (de 1842) e o Vocabulario Portuguez e Latino (de 1712 a 1728).

Dicionário de Ruas de São Paulo

A cidade de São Paulo possui um Dicionário de Ruas. Desenvolvido pelo Departamento do Patrimônio Histórico e a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal, o site História das Ruas de São Paulo representa uma fonte de informações relativas às origens dos nomes de todos os logradouros da capital paulista.

 

Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro

Obra de referência pioneira e única em seu gênero no Brasil, o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro representa um grande esforço para não deixar sem resposta as perguntas do pesquisador acadêmico e do público em geral acerca da História Política Contemporânea Brasileira, de 1930 aos nossos dias, com seus principais personagens, eventos, conceitos e instituições, tratados em cerca de 6.620 verbetes.

Dicionários de Espanhol

A maior referência da língua espanhola é o Dicionário da Real Academía Española. O funcionamento é simples: basta colocar uma palavra em espanhol para fazer a busca dos seus significados.

O site também oferece outros conteúdos relevantes para aquelas pessoas que estão estudando a língua espanhola, como ferramenta de conjugação de verbos, dicionário hispânico de dúvidas e um guia ortográfico bastante esclarecedor.

Uma outra ferramenta disponível é o Dicionário de Aprendizagem Português-Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina. Voltada principalmente para os estudantes de espanhol, esse dicionário consiste em mais de 25.000 frases autênticas de português brasileiro, eventualmente modificadas, traduzidas para o espanhol. Basta procurar por uma palavra que o sistema retorna frases relacionadas com suas respectivas traduções.

Links Relacionados

 

Dicionário de Folclore para Estudantes

Fruto do trabalho de alunos do Instituto de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco, o Dicionário de Folclore para Estudantes é um recurso bem interessante sobre cultura popular e folclore brasileiro.

Dicionários de Inglês

Se procura um dicionário inglês-inglês, uma boa pedida é o site Dictionary.com. Esse dicionário apresenta todas as variações de um verbete com explicações bem detalhadas e alguns exemplos de uso. Além disso, também conta com um FAQ com mais de 360 dúvidas mais recorrentes da língua inglesa com informações úteis para estudantes do idioma, por exemplo.

O WordReference é um site interessante para quem precisa de tradução de palavras do português para o inglês e vice-versa.

Links Relacionados

Enciclopédia de Plantas e Flores

Produzido pela Biblioteca Virtual do Estudande de Língua Portuguesa, a Enciclopédia de Plantas e Flores conta com 200 imagens e descrições de plantas e flores com nome popular, científico, região de origem, tipo de propagação e família.

Enciclopédias sobre Expressões Artísticas - Itaú Cultural

O Itaú Cultural disponibiliza gratuitamente na internet bases de dados sobre diferentes expressões artísticas. Aqui reunidas, estas enciclopédias, constantemente revisadas, atualizadas e aprimoradas, apresentam informações sobre conceitos, obras e artistas.

Atualmente, estão disponíveis os seguintes assuntos:

Tradutor e dicionário multilíngue

O Portal Bab.la, Google Tradutor e o World Lingo oferecem diversas ferramentas para o estudo e tradução de palavras e termos em diferentes idiomas.

 TEMAS DIVERSOS
 BIBLIOTECA VIRTUAL

Não encontrou a informação que procurava?

Envie sua mensagem pelo formulário Fale Conosco e receba a informação que deseja.

Acompanhe as notícias da Biblioteca Virtual pelo Twitter

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo on Facebook

BIBLIOTECA VIRTUAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Subsecretaria de Comunicação da Casa Civil

Facebook Twitter Google Plus Blog da Biblioteca Virtual YouTube