Voluntariado

O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada é realizada sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro.

O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a um forte interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou em outras áreas que necessitem de sua contribuição espontânea.

Voluntários também estão trabalhando junto aos governos e a sociedade civil pela prestação de contas daqueles que estão no poder e para influenciar políticas, representando as vozes daqueles que muitas vezes são deixados de fora das decisões que giram em torno da gestão pública.

No Brasil, são 16,4 milhões de pessoas desenvolvendo algum tipo de atividade como voluntário (dados de 2014). No mundo, esse número pode chegar a 1 bilhão de pessoas de acordo com a ONU .

Qualquer pessoa pode ser voluntária, independente do grau de escolaridade ou idade. O mais importante é ter boa vontade e forte senso de responsabilidade.

Abaixo, apresentamos uma lista de programas de voluntariado de São Paulo que aceitam cadastro de novos voluntários para diversas áreas de atuação em órgãos governamentais e não-governamentais.

AACD de São Paulo

A instituição conta com mais de 1,7 mil voluntários atuando em suas unidades nas mais diferentes áreas profissionais.

Site E-mail Facebook

APAE de São Paulo

O Voluntariado da APAE de São Paulo foi constituído em 1971 para ajudar nas atividades desenvolvidas pela instituição que promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com deficiência intelectual.

Site E-mail Facebook

Centro de Voluntariado de São Paulo

Criada em 1997, o CVSP mantém um portal com informações sobre vagas para aqueles que desejam atuar como voluntários nas instituições cadastradas. Também oferece uma biblioteca on-line com publicações diversas sobre a área de voluntariado.

Site E-mail Facebook

Cruz Vermelha Brasileira

Atuando desde 1912 em São Paulo, a Cruz Vermelha Brasileira possui diversos programas sociais, incluindo grupos de voluntários que atuam nas mais diversas áreas. Entre em contato no (11) 5056-8710 para mais informações.

Site E-mail Facebook

Exército da Salvação

Presente no Brasil desde 1922, essa organização internacional trabalha na manutenção e realização de atividades em igrejas e centros de apoio às crianças e adolescentes.

Site E-mail Facebook

Fundação Dorina Nowill

Há 70 anos, a instituição se dedica à inclusão social de pessoas com deficiência visual. Além de outros serviços prestados à população, a Dorina Nowill é responsável pela produção e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para o público e também para cerca de 2.500 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

Site E-mail Facebook

Hospital Albert Einstein

Mais de 500 pessoas atuam no programa de voluntariado do hospital.

Site E-mail Facebook

Núcleo de Voluntários do Hospital das Clínicas - UNICAMP

O grupo atua na promoção de serviços assistenciais e sociais aos pacientes carentes e suas respectivas famílias.

Site

Programa de Voluntariado da Fundação Florestal

O Programa de Voluntariado da Fundação Florestal oferece acesso a todos os voluntários interessados em trabalhar em ações que beneficiem a conservação da natureza em áreas protegidas dos Parques Estaduais paulistas.

Site E-mail Facebook

Portal Seja um Voluntário

Esse é um portal voltado para os candidatos ao trabalho voluntário. As vagas são publicadas por instituições de todo o Brasil e a busca pode ser feita por bairro, cidade e área de atuação.

Site

Programa de Voluntários das Nações Unidas

Criado em 1971 a pedido dos países membros da ONU, o Programa de Voluntários das Nações Unidas conta com mais de 7.500 voluntários que, anualmente, atuam em comunidades no Brasil e no exterior em mais de 100 diferentes campos profissionais.

Site E-mail Facebook

Programa Escola da Família

Lançado em 2003, o Programa Escola da Família é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e reúne profissionais da educação, universitários e voluntários em escolas públicas estaduais, para que sejam oferecidas - aos finais de semana - atividades nas áreas do esporte, da cultura, da saúde e do trabalho. O público-alvo é a comunidade do entorno dessas escolas. O voluntário do programa tem a chance de vivenciar, através das atividades que ele ajuda a oferecer, o senso de coletividade e o cultivo à cidadania.

Além dos voluntários, o programa também recebe universitários que, em contrapartida pela sua dedicação às atividades, têm seus estudos custeados em um convênio firmado entre o governo estadual e a sua instituição de ensino.

Site E-mail

Programa SP Voluntário

Lançado no final de 2013, o programa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social) e da ONU (Organização das Nações Unidas). Através do portal, são cadastrados voluntários, entidades e demais iniciativas dessa natureza do Estado de São Paulo.

No formulário de cadastro, você pode indicar até as suas principais habilidades; público-alvo que mais lhe interessa (crianças, idosos, etc.); os dias da semana e horários em que deseja realizar sua atividade voluntária.

Site E-mail

Voluntários do Hospital das Clínicas

A associação presta serviços ao Hospital das Clínicas, cadastrando e capacitando voluntários que irão acolher, orientar e confortar os pacientes ali atendidos e seus acompanhantes. O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP também recebe voluntários cadastrados através da associação.

Site E-mail Facebook

Última atualização: janeiro de 2017