Oncologia

Oncologia é a denominação que se refere à área das ciências da saúde responsável pelos estudo e pesquisa sobre o câncer.

Considerado um problema de saúde pública mundial, o total de casos novos de câncer atingiu 14,9 milhões no mundo apenas em 2013. Em termos globais, o câncer é a doença que mais mata no mundo, depois das doenças coronarianas. O tipo de câncer que mais mata no mundo é o câncer de pulmão.

Principais causas

O surgimento do câncer no organismo ocorre por diferentes motivos. As principais causas podem ser externas ou internas ao organismo, mas a maior parte dos casos dos cânceres são atribuídos a fatores ambientais.

As principais causas de ocorrência do câncer são:

  • Alcoolismo - pode aumentar o risco de câncer de cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, fígado, mama, colorretal em homens, e, possivelmente colorretal em mulheres [fonte ]
  • Fatores ocupacionais - trabalhadores que exercem suas atividades em locais expostos a agentes contaminantes tem maior risco de desenvolver câncer [fonte ]
  • Radiação solar - exposição prolongada e frequente ao sol é a maior causa de câncer de pele no Brasil [fonte ]
  • Sedentarismo, obesidade e hábitos alimentares inadequados - excesso de gordura corporal provoca alterações no organismo que causam inflamação crônica e aumento irregular na produção de determinados tipos de hormônios [fonte 1 , fonte 2 ]
  • Outros tipos de radiações - em grandes quantidades, os elementos radioativos podem alterar o sistema biológico do organismo, causando uma série de sintomas, doenças e até a morte [fonte ]
  • Tabagismo - cerca de 40% dos casos investigados são provocados pelo uso do cigarro [fonte ]

Tipos de câncer

Há cerca de 200 tipos de câncer conhecidos pela medicina. É uma doença que pode aparecer em praticamente qualquer órgão do corpo humano.

Os tipos de câncer mais conhecidos são:

  • Câncer de pulmão - está diretamente associado ao consumo de tabaco.
  • Câncer de estômago - atinge principalmente os homens idosos.
  • Câncer colo de útero - afeta o colo, a parte inferior do útero localizada no final da vagina, e pode demorar alguns anos para se desenvolver. É um tipo de câncer que, em geral, não apresenta sintomas durante as fases iniciais.
  • Câncer de mama - responde a cerca de 25% dos novos casos de câncer entre as mulheres do Brasil e do mundo, principalmente após os 50 anos de idade. A prevenção pode ser feita por um autoexame simples.
  • Câncer de próstata - é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
  • Leucemia - a doença que ataca os glóbulos brancos do sangue.

Prevenção

A adoção de hábitos de vida saudáveis é essencial para reduzir a probabilidade do desenvolvimento de câncer.

Reduzir o consumo do tabaco, manter uma alimentação saudável e equilibrada com pouca ingestão de gordura, praticar regularmente atividades físicas, evitar a exposição ao sol e reduzir o consumo de álcool são recomendações para evitar o câncer.

A realização de exames e detecção precoce da doença aumentam consideravelmente a chance de controle da doença. No entanto, é importante lembrar que há alguns tipos de câncer que não têm cura. Também deve se levar em consideração o tipo de tumor e o estágio em que a doença se encontra. Tumores em grau avançado de desenvolvimento são mais complicados de serem tratados.

De maneira geral, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior será a eficiência do tratamento.

Atendimento na rede pública de saúde

Os centros de saúde que tratam o câncer, como o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP , são considerados institutos de atendimento especializado.

Isso significa que não são oferecidos serviços de pronto-atendimento ou pronto-socorro. Todos os procedimentos são realizados por agendamento prévio e o encaminhamento é feito por estabelecimentos previamente determinados pela Secretaria da Saúde.

Caso tenha algum sintoma suspeito que necessite de investigação, recomenda-se procurar uma Unidade Básica de Saúde e, conforme o diagnóstico estabelecido, o paciente poderá ser encaminhado para o atendimento especializado no tratamento de um possível câncer.

FOSP

Criada em 1974, a Fundação Oncocentro de São Paulo - FOSP é uma instituição voltada para os estudos e pesquisa em cancerologia. Embora não realize atendimento direto aos pacientes com câncer, a FOSP possui, em seu site, uma relação completa de todas as unidades de saúde do SUS habilitadas para o tratamento da doença .

ICESP

Inaugurado em maio de 2008, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP . É uma organização social de saúde, criada pelo Governo do Estado, em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina considerada o maior hospital especializado em tratamento de câncer da América Latina. Está localizado na Avenida Doutor Arnaldo, próximo ao Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

O ICESP realiza cerca de 6 mil atendimentos mensais e possui 580 leitos. Além do atendimento médico, os profissionais do instituto desenvolvem atividades de ensino e pesquisa.

Fotografia do detalhe da fachada do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP

Direitos da pessoa com câncer

As pessoas com câncer possuem vários direitos garantidos pela legislação vigente que, por muitas vezes, é desconhecido pelo público por falta acesso à informação.

Entre os benefícios assegurados, estão o auxílio-doença, saque do PIS/PASEP e do FGTS, aposentadoria por invalidez, isenção de Imposto de Renda, isenção de impostos como IPI e ICMS na compra de veículos adaptados e isenção de IPTU, além de outros.

Para saber quais são os direitos garantidos pela pessoa com câncer, consulte as cartilhas preparadas pelas instituições especializadas na área:

Associações e instituições

Mais informações

Última atualização: outubro de 2016