Assistência farmacêutica

Os usuários do SUS - Sistema Único de Saúde podem retirar medicamentos gratuitamente nas unidades do Dose Certa, o principal programa de assistência farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Fabricados pela Furp - Fundação para o Remédio Popular, os medicamentos estão disponíveis em pontos localizados em estações de trem e Metrô, assim como em alguns hospitais estaduais.

A retirada dos medicamentos é feita com a apresentação da receita médica emitida por qualquer unidade de saúde do SUS de São Paulo e do Cartão do SUS. A receita deve conter o nome do princípio ativo do medicamento e estar dentro da validade.

As receitas com o nome comercial do medicamento não são aceitas no programa.

Endereços da Farmácia Dose Certa

  • Estação Barra Funda - Linha 3 Vermelha
  • Estação Clínicas - Linha 2 Verde
  • Estação Guaianazes/Itaquera - Linha 3 Vermelha
  • Estação Saúde - Linha 1 Azul
  • Estação Sé - Linha 1 Azul / Linha 3 Vermelha
  • Hospital do Mandaqui - Rua Voluntários da Pátria, 4.301
  • Hospital Pedreira - Rua João Francisco de Moura, 251
  • Terminal São Mateus - Avenida Adélia Chohfi, 100

Mais informações

Sobre a Furp

A Furp - Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” é o laboratório farmacêutico oficial do Governo do Estado de São Paulo. Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é o maior fabricante público de medicamentos do Brasil e um dos maiores da América Latina.

A Furp é responsável pela produção de mais de 60 produtos farmacêuticos.

Mais informações

Farmácias de alto custo

Os medicamentos do Programa de Medicamento Especializado são, geralmente, de uso contínuo e de alto custo. São usados no tratamento de doenças crônicas e raras, como câncer, doenças inflamatórias crônicas e transplantados, entre outros.

Por representarem custo elevado, sua dispensação ocorre apenas em farmácias especializadas e obedece a regras e critérios específicos.

Mais informações

Última atualização: fevereiro de 2018