Assistência farmacêutica

Os usuários do SUS - Sistema Único de Saúde podem retirar medicamentos gratuitamente nas unidades do Dose Certa, o principal programa de assistência farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Fabricados pela Furp - Fundação para o Remédio Popular, os medicamentos estão disponíveis em pontos localizados em estações de trem e Metrô, assim como em alguns hospitais estaduais.

A retirada dos medicamentos é feita com a apresentação da receita médica emitida por qualquer unidade de saúde do SUS de São Paulo e do Cartão do SUS. A receita deve conter o nome do princípio ativo do medicamento e estar dentro da validade.

As receitas com o nome comercial do medicamento não são aceitas no programa.

Endereços da Farmácia Dose Certa

  • Estação Barra Funda - Linha 3 Vermelha
  • Estação Clínicas - Linha 2 Verde
  • Estação Guaianazes/Itaquera - Linha 3 Vermelha
  • Estação Saúde - Linha 1 Azul
  • Estação Sé - Linha 1 Azul / Linha 3 Vermelha
  • Hospital do Mandaqui - Rua Voluntários da Pátria, 4.301
  • Hospital Pedreira - Rua João Francisco de Moura, 251
  • Terminal São Mateus - Avenida Adélia Chohfi, 100

Sobre a Furp

A Furp - Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” é o laboratório farmacêutico oficial do Governo do Estado de São Paulo. Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é o maior fabricante público de medicamentos do Brasil e um dos maiores da América Latina.

A Furp atua em mais de três mil cidades brasileiras, com cerca de seis mil clientes cadastrados, entre secretarias estaduais de saúde, hospitais públicos, consórcios de municípios, prefeituras, instituições estaduais, federais, municipais e filantrópicas, além de sindicatos e fundações.

A Furp é responsável pela produção de mais de 60 produtos farmacêuticos.

Farmácias de alto custo

Os medicamentos do Programa de Medicamento Especializado são, geralmente, de uso contínuo e de alto custo. São usados no tratamento de doenças crônicas e raras, como câncer, doenças inflamatórias crônicas e transplantados, entre outros.

Por representarem custo elevado, sua dispensação ocorre apenas em farmácias especializadas e obedece a regras e critérios específicos.

Página atualizada em novembro de 2018

Não encontrou a informação que procurava?

Solicite uma informação