Espaços de cultura e lazer adaptados

Os equipamentos de cultura e lazer no estado de São Paulo oferecem total acessibilidade às suas instalações para as pessoas com deficiência. No entanto, algumas instituições promovem programas mais específicos para esse público, tornando a experiência da visita única e mais interessante.

Abaixo, reunimos as instituições culturais que oferecem programas educativos, visitação orientada ou atividades permanentes voltdas, especialmente, para as pessoas com deficiência.

Você também pode entrar em contato com as bibliotecas públicas e museus de São Paulo, e que não estejam citados nessa página, para se informar sobre o atendimento aos visitantes que demandam algum tipo de acompanhamento especial.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
  • Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 - Alto de Pinheiros - São Paulo
  • Telefone: (11) 3024-2500
  • Sobre o local

A Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece um programa permanente de brincadeiras que estimulam o desenvolvimento da autonomia e as habilidades sensoriais, como memória e as capacidades visual, tátil e motora. O local também possui um acervo de livros em braille e falados.

• Site Facebook E-mail
Memorial da Inclusão
  • Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Barra Funda - São Paulo
  • Telefone: (11) 5212-3700
  • Sobre o local

Exposição permanente que reúne mais de 600 documentos que contam o movimento social da pessoa com deficiência e da sua busca por uma sociedade mais inclusiva. Está vinculada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Museu Afro Brasil
  • Pavilhão Manoel da Nóbrega - Parque do Ibirapuera (portão 10) - São Paulo
  • Telefone: (11) 3320-8900
  • Sobre o local

Através do Programa de Acessibilidade Singular Plural, o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil recebe instituições públicas e particulares dedicadas à educação e saúde com interesse em conhecer suas exposições permanentes e temporárias. O programa atende pessoas com deficiência intelectual, pessoas com transtornos mentais, pessoas com comprometimentos neuromotores e pessoas com deficiências múltiplas.

Além disso, o site do museu oferece conteúdo acessível por meio do WebLibras em navegadores compatíveis.

Museu da Casa Brasileira
  • Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 - Jardim Paulistano - São Paulo
  • Telefone: (11) 3032-3727
  • Sobre o local

O Programa Inclusão do Museu da Casa Brasileira propõe visitas com instituições dirigidas aos públicos que necessitam algum tipo de acompanhamento especial. A proposta é trabalhar as temáticas abordadas pelo museu somadas às necessidades apresentadas por cada grupo visitante, buscando assim suas características e potencialidades.

Museu da Língua Portuguesa
  • Praça da Luz, s/nº (prédio da Estação da Luz) - São Paulo
  • Telefone: (11) 3322-0080
  • Sobre o local

O museu conta com educadores fluentes em Libras e há um programa de visitas inclusivas no local, embora as exposições ofereçam recursos tecnológicos que permitam a visitação sem a necessidade de acompanhamento especial.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Praça da Luz, 2 - Luz - São Paulo
  • Telefone: (11) 3324-1000
  • Sobre o local

A Pinacoteca do Estado oferece o Pepe - Programa Educativo para Públicos Especiais. Esse programa promove o acesso às pessoas com deficiência aos espaços e exposições do museu com o acompanhamento de educadores especializados, inclusive aptos à conversação por meio de Libras.

O Pepe também realiza cursos de formação para profissionais interessados em usar a arte e o patrimônio como recursos inclusivos e desenvolve publicações para o público deficiente visual e auditivo.

Trilha da Vida do Parque Ecológico do Guarapiranga
  • Estrada da Riviera, 3286 - São Paulo (dentro do Parque do Guarapiranga)
  • Telefone: (11) 5517-6707
  • Sobre o local

A trilha de 65 metros é preparada para estimular todos os sentidos e sensibilizar para a importância da preservação da natureza e a utilização dos recursos naturais de modo sustentável.

• Site
Zoológico de São Paulo
  • Avenida Miguel Stefano, 4241 - Água Funda - São Paulo
  • Telefone: (11) 5073-0811 ramal 2119
  • Sobre o local

O local oferece um serviço terceirizado para passeio em carrinhos elétricos para pessoas idosas e com mobilidade reduzida. O parque também conta com diversas modalidades de visitas monitoradas adaptadas às pessoas com deficiência (é necessário agendamento prévio pelo telefone).

Guia de Acessibilidade Cultural

Fruto de um projeto do Instituto Mara Gabrilli, o Guia de Acessibilidade Cultural é um guia online sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

O guia reúne 251 locais que foram avaliados pela sua acessibilidade física e oferta de recursos como disponibilização de intérpretes de libras, audiodescrição, legendagem e o atendimento ao público com deficiência intelectual.

A lista de instituições inclui museus, centros culturais, teatros, cinemas, galerias de arte, bibliotecas e escolas de formação artística. Essas informações estão subdivididas por regiões da cidade, facilitando a consulta dos locais, conforme o interesse da pessoa.

Última atualização: junho de 2015