Jardim Botânico de São Paulo

Inserido na área de preservação ambiental do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (antigo Parque do Estado), o Jardim Botânico de São Paulo foi oficialmente criado em 1938. Com mais de 360 mil m² de área aberta à visitação, o local permite a contemplação de um enorme acervo natural de espécies de plantas nativas do estado de São Paulo, do Brasil e de outros países.

Além de trabalhar com o objetivo de preservar o meio ambiente, o Jardim Botânico atua como um importante agente na área da educação ambiental. Devido à importância dos jardins botâncios no processo de conscientização voltada para a preservação e o cuidado com a natureza, a instituição possui um setor especializado que atende as demandas de escolas e grupos de estudantes.

Principais atrações

• Museu Botânico Doutor João Barbosa Rodrigues - inaugurado em 1942, o museu permite conhecer um pouco da história da botânica e do Jardim Botânico
  • Estufas Doutor Frederico Carlos Hoehne – podem ser observados exemplos dos biomas de Cerrado e Mata Atlântica
  • Trilha da Nascente do Pirarunguáua - com 360 metros de extensão e áreas de descanso e contemplação, trata-se de um passeio numa trilha suspensa feita com madeira de reflorestamento no meio da Mata Atlântica
  • Jardim dos Sentidos - composto de plantas aromáticas e de diferentes texturas, o local motiva outros sentidos na relação entre o visitante e a vegetação - por isso, é um espaço adaptado para atender deficientes visuais e cadeirantes
  • Orquidário - coleção de orquídeas e bromélias
  • Mirante
  • Bosque das Imbuias
  • Lago das Ninféias

Identificação das árvores

O Jardim Botânico disponibiliza, em seu site, um guia de árvores notáveis para download. Com esse material, é possível consultar mapas de localização e ter acesso a diversas informações ilustradas dos principais plantas e árvores disponíveis para visitação.

Educação ambiental: visitas educativas

O programa de visitação de escolares no Jardim Botânico foi criado em 2013.

Os grupos (10 participantes, no mínimo) devem fazer o seu agendamento por meio do site da instituição .

Para informações mais detalhadas, entre em contato com o Núcleo de Pesquisa em Educação para Conservação nos seguintes telefones: (11) 5067-6219 e 5067-6220.

Utilização do espaço para fotografias e filmagens

Fotografias para uso pessoal, mesmo com câmera profissional e uso de tripé, podem ser realizadas sem autorização prévia.

Fotografias e filmagens profissionais que tenham objetivos comerciais devem ser autorizados pela administração do Jardim Botânico. Nesses casos, há uma cobrança de taxa referente à locação do espaço.

Mais informações, na página de Perguntas Mais Frequentes e no Regulamento para Utilização de Espaço para Eventos, Fotografias e Filmagens .

Tour virtual

Não pode visitar o Jardim Botânico nesse momento? Faça um tour virtual pelas principais atrações.

• Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 3.031 - Água Funda - São Paulo

• O local é atendido pelas linhas municipais 475R-10, 4491-10 e 4742-10, além das linhas intermunicipais 279, 358, 359 e 482.
  • Telefone: (11) 5067-6000
  • Agendamento de grupos e escolas: (11) 5067-6219 e 5067-6220