Pessoas desaparecidas

Esse artigo apresenta algumas orientações importantes sobre localização de pessoas desaparecidas.

No caso de um familiar ou amigo desaparecido, você deve, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, registrar um boletim de ocorrência pela internet, na Delegacia Eletrônica, ou no distrito policial mais próximo de sua residência. É importante que você já tenha procurado a pessoa nos locais que faziam parte de sua rotina (escola, trabalho, casa de amigos, etc).

Comunicando o desaparecimento de uma pessoa

Os órgãos de segurança pública disponibilizam alguns canais de atendimento para a comunicação de desaparecimento de pessoas.

Antes de enviar esta comunicação da ocorrência, é importante que o denunciante já tenha procurado a pessoa desaparecida nos locais onde ela costumava frequentar com trabalho, casa de amigos e parentes.

Em São Paulo, o boletim de ocorrência para os casos de desaparecimento de familiares ou pessoas próximas pode ser feito pela Delegacia Eletrônica ou no distrito policial mais próximo da sua residência.

Na Delegacia Eletrônica, é obrigatório fornecer um telefone de contato para que um policial faça uma entrevista. Isso é essencial para obter mais dados que possam ajudar na investigação.

Delegacia especializada

Localizada na capital, a 4ª Delegacia de Investigação sobre Pessoas Desaparecidas, vinculado ao Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa - DHPP, é responsável pelas investigações de pessoas desaparecidas.

Mais informações:

  • Site: www.policiacivil.sp.gov.br
  • Endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 527 - Luz - São Paulo
  • Telefones: (11) 3311-3547, 3311-3548 e 3311-3983

Divulgando fotos da pessoa desaparecida

Com o boletim de ocorrência em mãos, você pode divulgar uma foto da pessoa desaparecida na internet. Esse serviço é oferecido pela Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas, por meio do site da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Mais informações:

É necessário aguardar 24 horas para registrar o desaparecimento?

Não é preciso esperar 24 horas para fazer a denúncia. Quanto mais rápida for feita a comunicação, maiores as chances de encontrar a pessoa.

Os agentes de segurança pública recomendam que o caso seja comunicado às autoridades policiais assim que suspeitar do desaparecimento. Em especial no caso de desaparecimento de crianças e adolescentes, a Lei Federal nº 11.259/2005 , conhecida como a Lei da Busca Imediata, reforça esse direito.

O que fazer se a pessoa for encontrada?

Caso a pessoa seja encontrada, é importante fazer a comunicação à polícia na delegacia onde foi registrado o caso ou pelo formulário próprio disponível na Delegacia Eletrônica . Isso é importante para que o caso seja declarado encerrado.

É importante destacar que o RG da pessoa será permanentemente bloqueado mesmo que ela seja encontrada.

Outros links de interesse

Última atualização: dezembro de 2016