Microcrédito e financiamento para negócios

Esse artigo apresenta informações sobre os programas de microcrédito e financiamento para as micro, pequenas e médias empresas localizadas no estado de São Paulo.

Banco do Povo Paulista

O Banco do Povo Paulista - BPP é o programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com as prefeituras paulistas.

Oferece linhas de microcrédito para a aplicação em capital de giro e compra de equipamentos para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos, formais ou informais, de pessoas físicas, jurídicas, agronegócios e cooperativas que demonstrem faturamento bruto inferior a R$ 360 mil nos últimos 12 meses.

Os valores de empréstimo pode variar de R$ 200 a R$ 25 mil, conforme o perfil do empreendedor.

• Na internet: www.bancodopovo.sp.gov.br
  • Endereço (sede): Rua Boa Vista, 170, 2º andar - Sé - São Paulo/SP
  • Postos de atendimento: endereços disponíveis no site do Banco do Povo Paulista
  • Telefone (ouvidoria): 0800-770-7133

Banco do Agronegócio Familiar

O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista - Banco do Agronegócio Familiar - FEAP/Banagro é um fundo mantido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, do Governo do Estado de São Paulo, que visa o fortalecimento das atividades dos produtores rurais, pescadores artesanais, cooperativas e associações de todo o estado. Consiste no oferecimento de linhas de crédito para um grande variedade de atividades agropecuárias com taxas de juros reduzidas.

Podem solicitar o crédito do FEAP/Banagro os produtores rurais com renda agropecuária anual de até R$ 800.000,00, que deverão representar no mínimo 50% do total de sua renda bruta anual.

• Na internet: www.agricultura.sp.gov.br
  • E-mail: fbanagro@sp.gov.br
  • Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254, 5º andar - República - São Paulo/SP
  • Postos de atendimento: nos endereços da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral na capital e no interior do estado de SP
  • Telefone: (11) 5067-0246

CEDAF - Agricultura Familiar

O Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar - CEDAF tem por finalidade atuar na formulação de políticas públicas articulando entre os diferentes níveis de governo e organizações da sociedade civil, tendo como principais atribuições coordenar, avaliar, analisar, executar ações e acompanhar na esfera estadual as ações relativas ao desenvolvimento rural sustentável e solidário e à execução de programas de agricultura familiar e de reforma agrária.

Por meio do CEDAF, os produtores rurais tem acesso aos seguintes programas:

• Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF): análise e aprovação de propostas de financiamento para aquisição de terras.
  • Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater): credenciamento de entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural.
  • Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf): informações sobre linhas de crédito.
  • Projetos de Infraestrutura (Proinf): análise e aprovação de projetos de infraestrutura.

• Na internet: www.agricultura.sp.gov.br
  • E-mail: jfontes@sp.gov.br
  • Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254, 5º andar - República - São Paulo/SP
  • Telefones: (11) 5067-0264 / 5067-0091

Desenvolve SP

Com prazos longos e as taxas de juros mais competitivas do mercado, a Agência Desenvolve SP apoia o desenvolvimento das pequenas e médias empresas paulistas, incentivando o crescimento da economia e a geração de emprego e de renda em São Paulo.

A instituição oferece um amplo leque de linhas de financiamento para ampliação, modernização, aumento da capacidade produtiva, implantação de novas plantas e relocalização de empreendimentos. Financia também a aquisição de máquinas e equipamentos, a abertura e ampliação de franquias, além de investimentos em projetos sustentáveis que preservem o meio ambiente.

Vinculada à Secretaria da Fazenda, a Desenvolve SP foi criada pela Lei Estadual nº 10.853/2001, e regulamentada pelo Decreto Estadual nº 52.142/2007.

Programas de crédito da CAIXA

A Caixa Econômica Federal - CAIXA é um banco público que oferece diversas modalidades de crédito para agronegócios e empresas que desejam obter capital de giro, investimentos em máquinas e equipamentos, aluguel de imóveis e antecipação de receitas.

SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae é uma entidade privada sem fins lucrativos que capacita e promove o desenvolvimento de pequenos negócios.

O Sebrae disponibiliza uma página sobre como obter crédito para o seu negócio e ensina quais financiamentos são recomendados para cada tipo de empresa ou necessidade.

Última atualização: março de 2017