Cursos técnicos, tecnológicos e profissionalizantes

Esse artigo apresenta as informações sobre instituições públicas de ensino técnico e profissionalizante do estado de São Paulo.

Centro Paula Souza

Criado em 1969, o CPS - Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que administra as Escolas Técnicas - ETECs e Faculdades de Tecnologia - FATECs.

Em agosto de 2017, a instiuição é responsável pela grade de 139 cursos técnicos e 73 cursos de graduação tecnológica que formam profissionais para atuar em diversos setores da indústria, agropecuária e serviços. Além da graduação, são oferecidos cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.

O preenchimento das vagas é feito através de processo seletivo a cada semestre.

Vestibulinho das ETECs

Vestibular das FATECs

Centro de Preparação de Café

Barista é o termo de origme italiana que designa o profissional especializado em cafés.

Esse profissional deve ser um profundo conhecedor de todas as fases da vida do café: o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do grão, além dos processos de torrefação e moagem. Também deve conhecer os detalhes de cada processo de extração da bebida em máquinas de espresso e outros métodos.

Em Santos, o Museu do Café, da Secretaria de Estado da Cultura, mantém um espaço dedicado à difusão do conhecimento sobre as mais variadas técnicas de preparo do café. O CPC - Centro de Preparação de Café oferece cursos, oficinas, workshops e palestras para a capacitação profissional de baristas.

Colégio Técnico de Campinas - Cotuca

O Cotuca é uma instituição pública de ensino, vinculado à Unicamp, que oferece cursos técnicos e especialização técnica nas áreas da indústria, saúde, informática, telecomunicações, gestão e meio ambiente.

Colégio Técnico de Limeira - Cotil

O Cotil é uma instituição pública de ensino, vinculado à Unicamp, que oferece cursos técnicos em enfermagem, edificações, geodésia e cartografia, informática, mecânica e controle da qualidade, além do ensino médio.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

O IFSP é uma autarquia federal de ensino. Além dos cursos presenciais, a instituição oferece os cursos técnicos em administração e em informática para internet, superior de formação de professores na modalidade de ensino a distância, cursos de bacharelado e pós-graduação.

Organizado em 37 unidades do estado de São Paulo, o IFSP possui mais de 40 mil alunos matriculados.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec é uma iniciativa do Ministério da Educação, do Governo Federal. Em parceria com instituições públicas de ensino e a rede SENAC, SENAI, SENAR e SENAT, são oferecidos cursos gratuitos de nível técnico e de formação inicial ou continuada para estudantes de baixa renda.

Última atualização: agosto de 2017