Bolsas e programas de financiamento estudantil

Esse artigo apresenta informações práticas sobre programas e bolsas de auxílio aos estudantes de cursos de nível superior no estado de São Paulo.

Auxílios de instituições públicas

As principais instituições públicas de ensino superior do estado de São Paulo oferecem vários tipos de auxílios aos alunos que necessitam de apoio ou incentivo para continuarem os seus estudos.

Cada instituição de ensino é responsável pela oferta de bolsas e auxílios que podem ser de trabalho, alimentação, transporte, moradia e iniciação científica, entre outros.

Bolsa Universidade - Escola da Família

O Bolsa Universidade é um programa do Governo do Estado de São Paulo.

Esse programa é um convênio estabelecido entre o Governo do Estado de São Paulo e as instituições privadas de ensino superior. Enquanto o Governo paga 50% do valor da mensalidade do curso de graduação, até o limite de 500 reais, o restante do valor é assumido pelas faculdades participantes.

Em contrapartida, os bolsistas devem desenvolver atividades, de acordo com as suas habilidades pessoais ou compatíveis com a natureza da sua área de estudo, em escolas da rede pública de ensino que fazem parte da Escola da Família.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

O CNPq, agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp

A Fapesp apoia a pesquisa científica e tecnológica através da concessão de auxílios e bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas do conhecimento.

As informações sobre os procedimentos para solicitar um auxílio, bolsa de estudo ou participação num dos programas especiais estão disponíveis nos canais de atendimento da Fapesp.

Fundo de Financiamento Estudantil - FIES

O FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores. A seleção dos estudantes aptos para a contratação do FIES, desde o primeiro semestre de 2016, é efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.

Programa Mestrado e Doutorado da EFAP

Integrando o Programa de Formação Continuada de Educadores, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Programa Mestrado e Doutorado é voltado para qualquer profissional titular de cargo efetivo no quadro de magistério, da classe de docentes ou do suporte pedagógico, que esteja em efetivo exercício e seja estável.

O programa é oferecido pela Escola de Formação de Professores Paulo Renato Costa Souza - EFAP.

Programa Universidade para Todos - ProUni

O Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Última atualização: abril de 2018

BIBLIOTECA VIRTUAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Em atendimento à legislação eleitoral (Lei Federal nº 9.504, de 30 de setembro de 1997), os conteúdos desse site ficarão indisponíveis até o final da eleição estadual em São Paulo.