Auxílio à pesquisa escolar: matemática

A palavra matemática vem da palavra grega μάθημα (mathema) que significa conhecimento, aprendizagem e estudo. Com o tempo, o sentido da palavra tornou-se mais específico e técnico, passando a ser definida como a ciência que estuda, por método dedutivo, objetos abstratos (números, figuras, funções) e as relações existentes entre eles.

O surgimento dos números ocorreu com o desenvolvimento das atividades humanas e a necessidade de fazer a contagem das coisas.

Os antigos homens primitivos coletavam materiais e alimentos para a sua sobrevivência. Com o passar do tempo, o homem deixou de ser nômade para se fixar em territórios. Começou a plantar, produzir alimentos, levantar habitações e passou a criar animais para obter a matéria-prima para as suas novas necessidades.

As primeiras formas de agricultura surgiram no Oriente Médio há cerca 10.000 anos. Para encontrar a época certa do plantio e da colheita, exigiu-se conhecer formas para marcar a passagem do tempo, fazer a medição de terrenos para o plantio, prever as estações do ano e as fases da Lua. Os criadores de animais tiveram que desenvolver técnicas para fazer o controle da população dos seus rebanhos.

O desenvolvimento da matemática acompanhou o ritmo de evolução das civilizações. Usada como uma ferramenta essencial em muitas áreas do conhecimento, ela conhecida como a língua da ciência devido a sua ampla aplicabilidade em outras áreas.

Matemática geral

Você encontra conteúdos de matemática em sites como o Globo Educação , UOL Educação e Wikipédia . Recomendamos também os sites Matematiquês , Matemática Muito Fácil e Brasil Escola .

No portal Só Matemática, você pode consultar uma página com as principais curiosidades matemáticas , como números triangulares e formas alternativas de calcular potências.

Se você procura conteúdos sobre a história da matemática, consulte o Acervo Histórico Virtual , do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - IME/USP. Estão disponíveis diversas publicações, artigos, textos e imagens sobre o assunto. Você também encontrar biografias de matemáticos notáveis no Portal Só Matemática.

Vídeos

Outro recurso à disposição dos estudantes são as aulas do canal YouTube Edu . O projeto é uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google, para a criação de uma página exclusiva do YouTube, na qual professores, gestores e alunos podem encontrar conteúdos educacionais gratuitos e de qualidade, em português.

Assista, abaixo, a playlist com conteúdos sobre aritmética, cálculo e geometria.

Links sugeridos

História da matemática