Auxílio à pesquisa escolar: história

A história é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço.

A palavra é de origem grega e significa "investigar". Heródoto foi o primeiro homem a aplicar a investigação nos seus estudos, o que o levou a ser considerado o pai da história. A investigação de um fato histórico ocorre por meio da análise de vestígios, documentos, monumentos, obras de arte e outras formas de manifestações culturais e registros.

O estudo da história é fundamental para conhecer e repassar os fatos dos diferentes grupos sociais e poder ter um melhor entendimento da evolução do ser humano no decorrer do tempo. Mais do que apenas decorar nomes e datas, o estudo da história é importante para relacionar os fatos e perceber que muitas transformações da sociedade não são frutos do acaso, mas são a consequência de fatores e acontecimentos prévios.

História de São Paulo

Muitos documentos mantidos pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo também estão digitalizados e disponíveis no site da instituição.

Esses registros formam uma grande base digital com informações que contam boa parte da história do estado de São Paulo. Os temas disponíveis são variados, tais como imigração, imprensa, educação e saúde. Um dos destaques é a documentação referente ao período da ditadura militar, um registro das lutas políticas e sociais no estado.

Caso tenha interesse na história da política paulista, você encontra, aqui na Biblioteca Virtual, um artigo com a lista de todos os governantes que assumiram o cargo político mais alto do estado.

No site do Museu da Imigração, você pode consultar as exposições virtuais "1932" e "Cosmopaulistanos" sobre a história de São Paulo. Com uma proposta semelhante, o as Exposições Virtuais do Arquivo Público do Estado apresentam conteúdos sobre a história da ferrovia paulista, do Oeste Paulista, da Revolução de 32 e da Imigração em São Paulo.

Ainda sobre a Revolução de 32, acesse a página do CPDOC da FGV para ter acesso aos artigos que explicam o que ocorreu nesse importante fato histórico de São Paulo.

Por fim, vale a pena consultar os conteúdos da Univesp TV. Para quem deseja se aprofundar mais no tema, um curso com 7 aulas em vídeo trata sobre os aspectos da evolução de São Paulo no decorrer de sua história.

História do Brasil e do Mundo

Os portais Wikipédia , História Digital , UOL Educação e Terra Educação oferecem conteúdos sobre os mais diversos aspectos da história do Brasil e do mundo. Também vale a pena dar uma olhada nos tópicos de história do site Mundo Estranho e História do Mundo .

Destacamos a Biblioteca da Presidência da República , onde é possível ver informações sobre cada um dos presidentes do Brasil, desde o início do período republicano.

O Centro de Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas - CPDOC-FGV apresenta dossiês sobre fatos da história contemporânea do Brasil, como a Era Vargas e a Revolução Constitucionalista de 1932. Além disso, há o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro que pode ser consultado gratuitamente, mediante um cadastro no site.

O projeto Brasiliana Fotográfica , da Biblioteca Nacional e Instituto Moreira Salles, é um espaço para divulgação de imagens históricas por meio da internet. São diversos registros fotográficos da paisagem, eventos e do cotidiano de várias localidades brasileiras.

Vídeos

Outro recurso à disposição dos estudantes são as aulas do canal YouTube Edu . O projeto é uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google, para a criação de uma página exclusiva do YouTube, na qual professores, gestores e alunos podem encontrar conteúdos educacionais gratuitos e de qualidade, em português.

No YouTube, há diversos canais especializados em aulas de história. Entre eles, destacamos o Canal de História de Diana Uribe (em espanhol), as disciplinas da Univesp TV e as aulas de história do Brasil do Canal do Ensino .

Assista, abaixo, a playlist com conteúdos sobre história do Canal Descomplica.

Links sugeridos

História de São Paulo