Auxílio à pesquisa escolar: geografia

A geografia é o campo do conhecimento humano responsável pelo estudo dos fenômenos naturais e da ação do ser humano no planeta.

É uma ciência que tem origem na Grécia Antiga, época em que estudiosos gregos viajavam e registravam todos os aspectos naturais e culturais dos locais onde chegavam. Heródoto foi um dos primeiros a realizar as viagens de observação, tornando-se para muitos o pai da história e da geografia.

Onde encontrar informações sobre geografia na internet?

Geografia do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE possui diversas bases de dados e mídias disponíveis para consulta, reunindo um grande número de informações sobre os municípios e estados brasileiros.

Os portais Cidades@ e Estados@ apresentam mapas, dados e informações sobre todas as localidades brasileiras. Também estão disponíveis imagens de muitas cidades, uma contribuição do Acervo Fotográfico da Biblioteca do IBGE.

O canal Brasil em Síntese disponibiliza informações gerais sobre o panorama nacional. Por meio de gráficos e tabelas, o estudante pode obter dados sobre o território, população, educação, mercado de trabalho, habitação, agroeconomia, contas nacionais e os aspectos da economia pelo viés da indústria, comércio e serviços.

As crianças e adoslescentes que necessitam de informações mais básicas podem utilizar os canais IBGE 7 a 12 e IBGE Teen .

Os professores que buscam recursos para desenvolverem projetos em sala de aula podem contar com o canal Vamos Contar . Esse site foi pensado para oferecer informações atualizadas sobre o Brasil.

Geografia geral

O Wikipédia possui um portal de Geografia com artigos bem desenvolvidos e tratam sobre aspectos gerais da ciência. Vale a pena consultar também os canais de educação do UOL e Mundo Educação .

Outro destaque é o The World Factbook , uma publicação online da Central Intelligence Agency (CIA) dos Estados Unidos. Num formato que lembra os almanaques, esse site apresenta informações básicas sobre os países do mundo sobre aspectos geográficos, demografia, governo e telecomunicações, por exemplo. Está disponível somente em inglês.

O site oficial da União Europeia , por sua vez, disponibiliza seu conteúdo em diversos idiomas, inclusive em português. Há uma parte voltada especialmente para os professores e para os jovens com dados estatísticos e mapas sobre o continente.

Vídeos

Outro recurso à disposição dos estudantes são as aulas do canal YouTube Edu . O projeto é uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google, para a criação de uma página exclusiva do YouTube, na qual professores, gestores e alunos podem encontrar conteúdos educacionais gratuitos e de qualidade, em português.

Abaixo, alguns vídeos sobre geografia.

Links sugeridos

Geografia do Brasil