Auxílio à pesquisa escolar: ciências biológicas

A biologia é o campo da ciência que estuda a vida e os seres vivos em vários aspectos: sua estrutura e funcionamento, como se reproduzem, crescem e se desenvolvem; a história da sua evolução, sua distribuição e como se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem.

A área das ciências biológicas pode ser dividida em vários ramos de especialidade, tais como a zoologia, botânica, microbiologia, biologia celular, genética e a ecologia, entre outros.

Onde obter conteúdos sobre a biologia?

Os portais Globo Educação , UOL Educação e Wikipédia oferecem muitos conteúdos sobre biologia para estudantes do ensino fundamental e médio.

Outro recurso à disposição dos estudantes são as aulas do canal YouTube Edu . O projeto é uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google, para a criação de uma página exclusiva do YouTube, na qual professores, gestores e alunos podem encontrar conteúdos educacionais gratuitos e de qualidade, em português.

Os portais Ciência Mão - USP e e-Unicamp também oferece muitos conteúdos sobre ciências biológicas, ciências do esporte, educação física, medicina e farmácia.

Há, também, algumas publicações científicas no campo da biologia que devem ser consultadas. É o caso da Revista ComCiência , publicado pela Sociedade para o Progresso da Ciência - SBPC, e todas as publicações divulgadas pela Scielo , a principal biblioteca online de periódicos científicos brasileiros.

Links sugeridos

Biologia geral

Biologia celular

Ecologia, educação ambiental e sustentabilidade