Auxílio à pesquisa escolar: artes

As artes significam várias formas da expressão humana.

As artes plásticas envolvem as manifestações e técnicas que recriam cores, linhas, formas, volumes e texturas e compreendem a pintura, gravura e escultura.

As artes cênicas estão relacionadas às técnicas de representação teatral. Por outro lado, a música está ligada à expressão por meio da combinação harmoniosa dos sons.

Quer saber onde encontrar conteúdos sobre artes?

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras é uma obra, em versão digital e aberta para consulta de qualquer interessado, que reúne informações sobre artes visuais, arte e tecnologia, literatura, teatro, cinema, dança e música. Atualmente, conta com mais de 7,6 mil verbetes, 12 mil imagens e 132 vídeos.

Também tem o site História da Arte . O conteúdo está organizado em uma linha do tempo com os principais períodos da arte mundial e brasileira desde a Arte Pré-Histórica até a Arte Contemporânea.

O Portal do Projeto Portinari é o resultado de décadas de pesquisa e resgate de informações históricas sobre as obras do pintor Cândido Potinari. O site apresenta conteúdos sobre mais de 5 mil obras do artista e informações sobre a sua vida.

A Fundação Nacional de Artes - Funarte organizou o Portal Brasil Memória das Artes que reúne conteúdos sobre alguns dos principais representantes brasileiros das artes plásticas, cênicas e música.

A Biblioteca Blanche Knopf, da Fundação Joaquim Nabuco, possui um canal de Pesquisa Escolar sobre a Cultura e a História do Norte e Nordeste . Os textos fornecem informações sobre as origens de diversos símbolos, crenças, objetos e manifestações da cultura e do folclore brasileiro.

O Google Art Project reúne milhões de artefatos de várias instituições parceiras, junto com as histórias que os tornam importantes, em um museu virtual.

Se o intuito for buscar informações sobre música brasileira, o Instituto Cultural Cravo Albin mantém na internet o Dicionário de Música Popular Brasileira com mais de 12 mil verbetes.

Vídeos

Há alguns cursos em vídeo sobre a história da arte. A Univesp TV disponibiliza as aulas da disciplina História da Arte, da Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Também estão disponíveis as aulas do curso de História da Arte entre Brasil e Portugal, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Links sugeridos

Artes plásticas