Passaporte

O passaporte é um documento pessoal de identificação exigido para realizar uma viagem internacional. A emissão e renovação do passaporte é de responsabilidade da Polícia Federal - PF, do Governo Federal.

Como solicitar?

Para fazer a emissão do passaporte, é necessário preencher um formulário no site da PF , pagar a taxa (atualmente é de R$ 257,25) e agendar um horário para a entrega da documentação exigida. Depois de alguns dias, o próprio solicitante deverá retirar o documento no local e horário indicado pelo posto de atendimento do PF.

Qual é a validade do passaporte?

O passaporte tem validade de 10 anos para requerentes com mais de 18 anos. O passaporte para menores de 18 anos tem validade definida de acordo com a sua idade.

A imigração pode recusar passaportes com menos de 6 meses de validade?

Alguns países exigem que o passaporte tenha, no mínimo, 6 meses de validade. Esse é o prazo dado para que a pessoa permaneça legalmente em grande parte dos destinos.

Por esse motivo, recomenda-se que faça a solicitação de um novo passaporte antes de viajar com o documento próximo do prazo de validade.

Quais são os tipos de passaporte?

Em geral, as pessoas que solicitam o documento recebem um passaporte comum, válido para realizar viagens. Contudo, há passaportes com propósitos específicos.

Diplomatas requerem o passaporte diplomático.

Também existe o passaporte de emergência . Para consegui-lo, é necessário comprovar que não pode aguardar o prazo normal de entrega do passaporte. Os motivos aceitos para liberar esse tipo de passaporte são variados. Por exemplo, se tiver de realizar uma viagem urgente a trabalho ou por questões graves de saúde.

Mais informações

Última atualização: março de 2016