Cursos livres e oficinas culturais

Esse artigo apresenta informações sobre cursos livres de arte e cultura oferecidos à população por diversas instituições de São Paulo. Os programas disponíveis atendem a diferentes públicos e faixas etárias.

Casa das Rosas

Instalado em 2004 numa mansão em plena Avenida Paulista, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é um espaço que oferece à população cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, saraus e ciclos de debates.

Além dos cursos livres que são regularmente oferecidos aos interessados, a Casa das Rosas é responsável pelo CLIPE - Curso Livre de Preparação do Escritor. Esse programa prepara os alunos para a produção de textos criativos e temas gerais de literatura e cultura.

No espaço, também funciona o Espaço da Palavra, um espaço de leitura de acesso livre com um acervo composto com quase 4 mil títulos dedicados à literatura e poesia.

Casa Guilherme de Almeida

Além do museu, a Casa Guilherme de Almeida mantém o Centro de Estudos de Tradução Literária com uma intensa programação de cursos.

Esse espaço contribui para aperfeiçoar profissionais da área e para despertar no público em geral uma consciência crítica sobre a importância cultural e a especificidade do trabalho do tradutor literário.

Centro Cultural Aúthos Pagano

O Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano é administrado pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

Esse centro cultural está instalado na terceira casa modernista mais antiga da cidade de São Paulo e tem sua arquitetura preservada desde 1978. A casa foi transformada em local para atividades culturais em maio de 1982, quando o imóvel mobiliado e todo seu acervo foram doados ao Estado de São Paulo.

O local abriga eventos culturais como recitais de poesia, saraus, lançamentos literários e debates filosóficos.

Centro Cultural São Paulo

Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, o Centro Cultural São Paulo - CCSP é um espaço público de cultura e convívio localizado ao lado da Estação Vergueiro da Linha 1 Azul do Metrô. Inaugurado em 1982 como uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, transformou-se num dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país.

Além de oferecer uma intensa programação de espetáculos culturais, o CCSP oferece também cursos, oficinas, debates e palestras sobre arte, cinema, fotografia, dança e teatro. Há também um espaço para o desenvolvimento de projetos artísticos de serigrafia, xilogravura e monotipias.

Espaço Cultural Casa do Lago - Unicamp

Localizado no campus da UNICAMP, em Campinas, a Casa do Lago promove espetáculos artísticos, oficinas culturais, seminários e debates acadêmicos envolvendo as produções artísticas e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, nas suas mais variadas formas de linguagens e expressões.

Fábricas de Cultura

Administrado pela Secretaria de Estado da Cultura, as Fábricas de Cultura são modernas instalações que oferecem um grande número de atividades culturais em bairros periféricos da cidade de São Paulo.

Os cursos e oficinas culturais atendem crianças e adolescentes nas áreas de música, artes cênicas, circo, dança, multimeios e artes plásticas. Os espaços também contam com o apoio de salas de aula, bibliotecas e teatro, assim como abrigam uma intensa programação de difusão cultural que conta com a participação de espetáculos de grupos artísticos, principalmente aos finais de semana.

Em algumas unidades, há estúdios de gravação e captação de áudio com equipe técnica profissional disponível para músicos e qualquer pessoa interessada.

As Fábricas de Cultura estão localizadas nos seguintes endereços:

• Brasilândia
  • Vila Nova Cachoeirinha
    Rua Franklin do Amaral, 1.281

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Em 2017, a instituição passa a oferecer novas oficinas culturais, além das oficinas já oferecidas pelo programa Arte nos Bairros. Este é o resultado de uma parceria da Prefeitura de São José dos Campos com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para a exibição de trabalhos de novos artistas.

A instituição mantém um programação ativa de cursos de curta duração nas áreas de cinema, história da arte, música e fotografia.

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo.

Como complementação dos trabalhos de estudo, pesquisa e preservação dos objetos religiosos com valor estético e histórico, o local também abriga um espaço dedicado à promoção de cursos regulares de difusão, extensão e de treinamento sobre temas ligados ao seu campo de atuação.

Oficinas Culturais

Criado em 1986 e gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura, o programa de Oficinas Culturais disponibiliza para a população um grande número de atividades gratuitas de formação e difusão cultural em artes plásticas, audiovisual, circo, dança, história em quadrinhos, fotografia, música, teatro e gestão cultural.

As atividades atendem crianças, jovens e adultos, assim como contemplam os diferentes objetivos dos participantes - desde alunos iniciantes até profissionais que buscam aperfeiçoamento em suas áreas de atuação.

Atualmente, são quatro unidades em funcionamento na capital:

Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de São Paulo

A Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo oferece uma ampla programação de eventos, cursos e palestras em seus equipamentos culturais localizados em todas as regiões da capital paulista.

Última atualização: janeiro de 2017