Cursos livres e capacitação profissional em música

Conservatório de Tatuí

Fundado em 1954 e localizado a 130 km da capital paulista, o Conservatório Dramático e Musical “Doutor Carlos de Campos” de Tatuí é uma instituição voltada para a capacitação e formação profissional nas áreas de artes cênicas e música.

São mais de 50 cursos gratuitos. O conservatório conta com salas de aulas, biblioteca e alojamento como apoio aos estudantes. Além de ensino de alta qualidade, é mantida uma agenda artística com diferentes atividades que recebe espectadores de todo o interior paulista.

A seleção de novos alunos aos cursos de música, artes cênicas e luteria ocorrem no início de cada semestre, de acordo com a demanda dos cursos, ou a qualquer tempo em caso de existência de vagas remanescentes.

Escola de Música de São Paulo - Tom Jobim

Conhecida antigamente como a ULM - Universidade Livre de Música, criada em 1989, a EMESP Tom Jobim é uma instituição de ensino musical que oferece cursos gratuitos para diversos públicos voltados para iniciantes e profissionais da área.

A instituição atende cerca de 1.300 alunos e oferece formação musical nos segmentos erudito e popular, dentro de uma proposta de formação integrada, por meio de cursos regulares, cursos livres e workshop.

As inscrições ocorrem periodicamente ao longo do ano.

OSESP Educação

A Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP disponibiliza cursos para diferentes públicos, proporcinado educação musical de qualidade para crianças, jovens e adultos.

A instituição oferece cursos de coro, infantil e juvenil, assim como programas de formação e aprimoramento do profissional de música. A OSESP também possui projetos de iniciação musical para alunos e professores de escolas públicas, particulares e instituições beneficentes.

• Endereço: Praça Julio Prestes, 16
  • Telefone: (11) 3367-9606
  • Site: www.osesp.art.br
  • Academia de Música da OSESP: e-mail ou pelos telefones (11) 3367- 9570 e 3367-9619
  • Coordenadoria de Programas Educacionais: e-mail ou pelo telefone (11) 3367-9572

Projeto Guri

Mantida por organizações sociais vinculadas à Secretaria da Cultura, é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Anualmente, são atendidos cerca de 50 mil alunos em mais de 400 unidades localizadas por todo o estado de São Paulo.

As inscrições ocorrem a cada semestre e as aulas são totalmente gratuitas.

Escola Municipal de Música de São Paulo

Fundada em 1969, a Escola Municipal de Música, da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, é responsável pela formação de diversas gerações de músicos em atividade profissional no Brasil e em outras partes do mundo.

A instituição oferece oficinas e cursos livres de iniciação e de aperfeiçoamento musical para crianças a partir de 9 anos de idade e jovens na capital paulista.

Mais informações:

Para mais sugestões de cursos de formação cultural em São Paulo, acesse as páginas de oficinas culturais e cursos de dança e teatro desse site.

Última atualização: janeiro de 2017