Arquivo Público do Estado de São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é o órgão público responsável pela gestão e pela guarda documental da administração pública paulista. Possui também a atribuição de formular políticas públicas de gestão de documentos para o Governo do Estado de São Paulo.

O acervo permanente da instituição possui mais de 34,6 mil metros lineares de documentos oficiais da administração pública estadual, além de fotografias, ilustrações, caricaturas, mapas, jornais e revistas. No total, são mais de 20 milhões de documentos.

Qualquer cidadão pode consultar gratuitamente este acervo, na sede do Arquivo Público, na cidade de São Paulo, ou pela internet.

Serviços oferecidos pelo Arquivo Público

Atendimento e consulta ao acervo

Qualquer pessoa pode fazer uma consulta ao acervo. Somente a consulta de documentos que fazem parte do acervo iconográfico e cartográfico são realizados, excepcionalmente, por hora marcada.

Para mais informações sobre agendamento, acesse a página de serviços do Arquivo Público.

Emissão de certidões

Quem necessita de certidões para finalidades jurídicas de documentos do Arquivo Público, deve fazer o pedido na sede da instituição. No caso de certidões de registro e de desembarque de imigrantes, o pedido pode ser feito pela internet.

Mais informações sobre procedimentos e valores de taxas, acesse a página de serviços, envie e-mail ou ligue no (11) 2089-8151

Reprodução de documentos

A instituição permite a reprodução de documentos do acervo com máquina fotográfica própria e após preencher o pedido de autorização de uso das imagens. No entanto, a reprodução de itens que não estão em domínio público dependem de autorização expressa dos detentores dos seus direitos.

Ação educativa

O Arquivo Público organiza oficinas técnicas e pedagógicas, exposições virtuais, cursos e seminários.

Para mais informações, envie e-mail ou ligue no (11) 2089-8149.

Empréstimos

Empréstimos de itens do acervo podem ser realizados a órgãos e entidades.

Exposições virtuais

O Arquivo Público reúne conteúdos digitalizados em exposições temáticas virtuais como recurso para pesquisas de estudantes e trabalhos em sala de aula.

Guia do acervo

O Arquivo Público disponibiliza uma ferramenta online para facilitar a consulta aos conteúdos disponibilizados pela instituição e orientar a pesquisa. Os resultados da busca fornecem fichas com informações sobre itens dos acervos.

O guia permite o acesso aos seguintes acervos:

Ou acesse a home page do guia para fazer uma pesquisa.

Assistência à gestão documental

O Arquivo Público oferece capacitação e orientação para a criação de arquivos públicos municipais e de políticas de gestão documental. A orientação é realizada por meio de visitas técnicas, encontros regionais, mensagens eletrônicas e contato telefônico.

Para mais informações, acesse a página do Centro de Assistência aos Municípios, envie e-mail para o setor responsável ou ligue no (11) 2089-8137 ou 2089-8138.

Mais informações

• Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 596 - Santana - São Paulo (acesso pela estação Portuguesa-Tietê da Linha 1 Azul do Metrô)

• Telefone: (11) 2089-8100
  • Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
  • E-mail: faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br

Página atualizada em junho de 2016

Não encontrou a informação que procurava?

Solicite uma informação