Arquivo Público do Estado de São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é o órgão público responsável pela gestão e pela guarda documental da administração pública paulista. Possui também a atribuição de formular políticas públicas de gestão de documentos para o Governo do Estado de São Paulo.

O acervo permanente da instituição possui mais de 34,6 mil metros lineares de documentos oficiais da administração pública estadual, além de fotografias, ilustrações, caricaturas, mapas, jornais e revistas.

Qualquer cidadão pode consultar gratuitamente este acervo, na sede do Arquivo Público, na cidade de São Paulo, ou pela internet.

Serviços oferecidos pelo Arquivo Público

Atendimento e consulta ao acervo

Qualquer interessado pode fazer uma consulta ao acervo. No entanto, alguns materiais exigem atendimento por hora marcada - é o caso dos acervos cartográfico e iconográfico.

Para mais informações sobre agendamento, acesse a página de serviços do Arquivo Público.

Emissão de certidões

Quem necessita de certidões para finalidades jurídicas de documentos do Arquivo Público, deve fazer o pedido na sede da instituição. No caso de certidões de registro e de desembarque de imigrantes, o pedido pode ser feito pela internet .

Mais informações sobre procedimentos e valores de taxas, acesse a página de serviços , envie e-mail ou ligue no (11) 2089-8151

Reprodução de documentos

A instituição permite a reprodução de documentos do acervo com máquina fotográfica própria e após preencher o pedido de autorização de uso das imagens. Obras que não estão em domínio público dependem de autorização expressa dos detentores dos direitos.

Ação educativa

O Arquivo Público organiza oficinas técnicas e pedagógicas, exposições virtuais, cursos e seminários.

Para mais informações, envie e-mail ou ligue no (11) 2089-8149.

Empréstimos

Empréstimos de itens do acervo podem ser realizados a órgãos e entidades.

Exposições virtuais

O Arquivo Público reúne conteúdos digitalizados em exposições temáticas virtuais como recurso para pesquisas de estudantes e trabalhos em sala de aula.

Guia do acervo

O Arquivo Público disponibiliza uma ferramenta online para facilitar a consulta aos conteúdos disponibilizados pela instituição e orientar a pesquisa. Os resultados da busca fornecem fichas com informações sobre itens dos acervos.

O guia permite o acesso aos seguintes acervos:

Ou acesse a home page do guia para fazer uma pesquisa.

Assistência à gestão documental

O Arquivo Público oferece capacitação e orientação para a criação de arquivos públicos municipais e de políticas de gestão documental. A orientação é realizada por meio de visitas técnicas, encontros regionais, mensagens eletrônicas e contato telefônico.

Para mais informações, acesse a página do Centro de Assistência aos Municípios , envie e-mail para o setor responsável ou ligue no (11) 2089-8137 ou 2089-8138.

Mais informações

• Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 596 - Santana - São Paulo (acesso pela estação Portuguesa-Tietê da Linha 1 Azul do Metrô)

• Telefone: (11) 2089-8100
  • Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas