Arquivo Público do Estado de São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é o órgão público responsável pela gestão e pela guarda documental da administração pública paulista.

A instituição também possui a atribuição de formular políticas públicas de gestão de documentos para o Governo do Estado de São Paulo.

O acervo permanente da instituição possui mais de 34,6 mil metros lineares de documentos oficiais da administração pública estadual, além de fotografias, ilustrações, caricaturas, mapas, jornais e revistas. No total, são mais de 20 milhões de documentos.

Qualquer cidadão pode consultar gratuitamente este acervo, na sede do Arquivo Público, na cidade de São Paulo, ou pela internet.

Consulta ao acervo

Qualquer pessoa pode realizar uma consulta ao acervo do Arquivo Público.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O horário limite para pedir documentos é às 16 horas.

Somente a consulta de documentos que fazem parte do acervo iconográfico e cartográfico são realizados, excepcionalmente, por hora marcada.

No local, é possível consultar os arquivos de documentos, a biblioteca, o acervo de mapas e a hemeroteca (jornais). O acervo iconográfico conta com coletâneas dos jornais Última Hora, Movimento e Aqui São Paulo e fundos privados de José Carlos de Macedo Soares e Altino Arantes.

• Acervo Cartográfico: (11) 2089-8106
  • Acervo Iconográfico: (11) 2868-4572
  • Acervo Textual Permanente: (11) 2868-4472
  • Biblioteca e Hemeroteca: (11) 2868-4477
  • Para pesquisas acadêmicas, envie uma mensagem para o e-mail consulta@arquivoestado.sp.gov.br e receba orientações da equipe do Arquivo Público.

Guia do acervo

O Arquivo Público disponibiliza uma ferramenta online para facilitar a consulta aos conteúdos disponibilizados pela instituição e orientar a pesquisa. Os resultados da busca fornecem fichas com informações sobre itens dos acervos.

O guia permite o acesso aos seguintes acervos:

Se preferir, acesse a página inicial do guia para fazer uma pesquisa.

Empréstimos

Empréstimos de itens do acervo podem ser realizados a órgãos e entidades. Mais informações podem ser obtidas por e-mail.

Certidões para finalidades jurídicas

O Arquivo Público fornece certidões para finalidades jurídicas.

Para solicitar uma certidão, é necessário o preenchimento do pedido e assinar um termo de responsabilidade do uso das informações. É cobrada uma taxa pelo serviço.

Mais informações

Certidões para comprovação de nacionalidade

Utilize esse serviço para fazer pesquisa de parentes e pessoas que entraram no país no século XIX e XX.

O Arquivo Público possui um arquivo de registros de chegada de imigrantes que desembarcaram no Porto de Santos, de 1888 a 1978, e que deram entrada na Hospedaria de Imigrantes, de 1882 a 1958.

O acervo também conta com registros feitos pelos órgãos de fiscalização de estrangeiros em São Paulo entre os anos de 1939 e 1984.

Reprodução de documentos

A instituição permite a reprodução de documentos do acervo com máquina fotográfica própria e após preencher o pedido de autorização de uso das imagens.

No entanto, a reprodução de itens que não estão em domínio público dependem de autorização expressa dos detentores dos seus direitos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2868-4472.

Ação educativa

O Arquivo Público organiza oficinas técnicas e pedagógicas, exposições virtuais, cursos e seminários para alunos e professores das instituições de ensino fundamental, médio e superior.

Mais informações: por e-mail ou no (11) 2868-4470.

Exposições virtuais

O Arquivo Público reúne conteúdos digitalizados em exposições temáticas virtuais como recurso para pesquisas de estudantes e trabalhos em sala de aula.

Assistência à gestão documental

O Arquivo Público oferece capacitação e orientação para a criação de arquivos públicos municipais e de políticas de gestão documental. A orientação é realizada por meio de visitas técnicas, encontros regionais, mensagens eletrônicas e contato telefônico.

Mais informações

• Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 596 - Santana - São Paulo (acesso pela estação Portuguesa-Tietê da Linha 1 Azul do Metrô)

• Telefone: (11) 2868-4500
  • Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
  • E-mail: faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br

Página atualizada em julho de 2019

A imagem mostra um boneco vermelho com cara de confuso

Precisa de ajuda para encontrar uma informação?

Fale com a equipe da Biblioteca Virtual