Biblioteca Virtual
Envie sua mensagem para a Biblioteca Virtual
Fale Conosco
Conheça a Biblioteca Virtual e saiba o que podemos fazer por você
Quem Somos

Especial: TRANSPORTE PÚBLICO EM SÃO PAULO: SERVIÇOS E FACILIDADES [11/2013]

Tamanho do texto   A A A

Índice desse especial
Bilhetes e cartões
Gratuidade e transporte adaptado para pessoas com deficiência
Gratuidade para idosos
Gratuidade para desempregados
Estacionamentos integrados
Serviço Especial de Transporte a Aeroportos (Airport Bus Service)
Expresso Turístico da CPTM
Serviços aos ciclistas
Guias e pesquisa de itinerários
Aplicativos e outros recursos da internet
Outros serviços de interesse público disponíveis nos equipamentos de transporte
Lista de telefones úteis

Neste guia, você encontrará informações sobre os diversos serviços e benefícios que facilitam a vida dos usuários de transportes públicos no Estado de São Paulo. Bilhete Único, gratuidade de passagem para idosos, pessoas com deficiência e desempregados e estacionamentos integrados às estações de Metrô na Capital - são alguns dos exemplos que podem ser encontrados a seguir.

 

Bilhetes e cartões

Os chamados bilhetes únicos ou bilhetes eletrônicos são uma mão na roda para os usuários de transporte público, pois dispensam o pagamento da passagem em dinheiro (para tanto, o bilhete precisa estar com créditos carregados), permitindo também que se utilize vários meios de transporte (inclusive, em alguns casos, de tipos diferentes, como metrô e ônibus) em sequência, com desconto ou isenção de custo, dependendo do tempo decorrido.

A seguir, você conhecerá alguns sistemas vigentes em regiões metropolitanas e municípios paulistas.

 

CARTÃO BOM - BILHETE DE ÔNIBUS METROPOLITANO

O cartão BOM foi criado para atender, inicialmente, os usuários dos ônibus da EMTU na Região Metropolitana de São Paulo. Ao longo do tempo, ele passou a ser aceito também nas estações do Metrô e da CPTM e nos sistemas de ônibus municipais de algumas cidades.

Para saber mais sobre as modalidades do cartão BOM existentes ou para mais informações, entre em contato com os canais de atendimento do serviço ou ligue no 0800-771-1800.

 

BILHETES ÚNICOS MUNICIPAIS

Abaixo seguem alguns municípios do Estado de São Paulo que contam com sistema de bilhete único na sua rede de transportes públicos.

Você pode encontrar informações sobre cadastro, recarga de créditos e cartões especiais (para idosos, pessoas com deficiência e estudantes) nos sites das das empresas que gerenciam o sistema em cada município.

 

Bilhetes eletrônicos de transporte municipal:

São Paulo (SP Trans)
Araçatuba
Araraquara
Campinas (EMDEC)
Diadema
Ilhabela
Mauá
Osasco
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
Santo André

* Verifique na Prefeitura de seu município como funciona o sistema de bilhete eletrônico (ou se há planos para implantar um, caso não haja ainda).

 

Gratuidade e transporte adaptado para pessoas com deficiência

GRATUIDADE NA EMTU

O benefício é válido para pessoas com deficiência cuja gravidade compromete sua capacidade para o trabalho ou menores de 16 anos com deficiência. Para isso, é necessário utilizar o cartão BOM Especial na Região Metropolitana de São Paulo ou o CIPES - Cartão de Identificação do Passageiro Especial nas outras regiões metropolitanas.

É necessário obter um laudo médico em uma unidade credenciada do SUS apresentar documentos à EMTU.

Visite o site da EMTU ou fale com a EMTU no 0800-724-0555 (de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas) para saber mais sobre os cartões especiais e como fazer a sua solicitação.

 

GRATUIDADE NO METRÔ, TRENS DA CPTM E ÔNIBUS DA CIDADE DE SÃO PAULO

As pessoas com deficiência devem usar o Bilhete Único Especial para usufruir da gratuidade nessas modalidades de transporte.

Para fazer a solicitação desse cartão, é necessário acessar o site da SP Trans, preencher um cadastro e procurar um médico para obter um laudo. Após essas etapas, basta procurar um posto de atendimento com os documentos pessoais, comprovante de residência e o laudo médico.

Acesse o site da SP Trans para mais informações ou ligue na Central de Atendimento da Pessoa com Deficiência, telefone (11) 3124-2605 (de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas).

 

TRANSPORTE ADAPTADO: LIGADO (EMTU)

Micro-ônibus adaptado, que realiza deslocamento de porta a porta, de pessoas com deficiência e seus acompanhantes, nos municípios das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

A EMTU atende a alunos da rede regular de ensino do Estado de São Paulo ou que recebem educação especial das entidades AMA (Associação de Amigos do Autista) e AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência). Outras instituições também podem firmar convênio com a EMTU a fim de receber o transporte especial.

Acesse a página do Ligado ou envie e-mail para saber mais sobre o serviço. Se preferir, entre em contato pelo telefone 0800-771-1737.

 

TRANSPORTE ADAPTADO: ATENDE (SP TRANS)

Modalidade de transporte gratuito, porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física severa que necessitem de cadeiras de rodas. Esse serviço presta atendimento apenas aos moradores do município de São Paulo, de segunda-feira a domingo, mediante cadastro prévio.

Acesse a página da SP Trans para saber mais sobre o Atende.

Se preferir, procure os postos de atendimento das Subprefeituras ou ligue no 0800-155-234 (de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas) ou na Central de Atendimento da Prefeitura de São Paulo, telefone 156.

 

TRANSPORTE ADAPTADO: PONTER ORCA Z00

Vans especiais, totalmente acessíveis a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, realizam a ligação entre o terminal Jabaquara da EMTU/SP e o Parque Zoológico do Estado de São Paulo.

Acesse a página do serviço na internet para mais informações.

 

Guias e informações sobre acessibilidade:

Guia de Acessibilidade nos Transportes Metropolitanos
Guia elaborado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Apresenta os dispositivos e serviços (sinalização, embarque preferencial, etc.) que tornam os terminais de ônibus da EMTU e as estações do Metrô e da CPTM mais acessíveis para quem apresenta algum tipo de deficiência. Há outras orientações para pessoas com deficiência nesse Guia.

Frota acessível da SP Trans
Informações sobre ônibus adaptados do transportivo coletivo da cidade de São Paulo.

 

Gratuidade para idosos

As pessoas com mais de 65 anos de idade podem usar gratuitamente o transporte público. Para isso, você deve:

- No Metrô: apresentar o Bilhete Especial do Idoso emitido pelo Metrô (o Bilhete Único Especial do Idosos da SP Trans não é aceito). O cadastro inicial é feito no posto do Metrô na estação Marechal Deodoro com a simples apresentação de um documento de identidade (RG);

- Na CPTM: apresentar um documento de identidade (RG) ao agente de segurança ou agente operacional da estação;

- Nos ônibus da EMTU: apresentar um documento de identidade (RG) ou utilizar o Cartão BOM Sênior;

- Nos ônibus do município de São Paulo (SP Trans): apresentar um documento de identidade (RG) ou o Bilhete Único Especial do Idoso;

 

ATENÇÃO!

No final de outubro de 2013, foram sancionadas duas leis estaduais que beneficiam os idosos em relação ao transporte público:

Lei nº 15.179 - Garante às pessoas idosas, maiores de 60 (sessenta) anos, gratuidade nos ônibus intermunicipais rodoviários;

Lei nº 15.187 - Permite que idosos com 60 anos ou mais passem a ter gratuidade no Metrô, trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Atualmente, a gratuidade é permitida aos idosos com idade igual ou superior a 65 anos nesses tipos de transporte.

Essas duas leis aguardam regulamentação do Governo, que deverá ser publicada em decreto posteriormente. Por enquanto, as mudanças não entraram em vigor. Mas fique atento, pois logo os idosos poderão se valer de seus benefícios.

 

Gratuidade para desempregados

As pessoas desempregadas podem requerer o uso gratuito do transporte público nas seguintes condições:

- No Metrô: o interessado deve solicitar o Bilhete Especial do Desempregado com validade de 90 dias (sem prorrogação);

- Na CPTM: assim como o Metrô, a CPTM emite uma credencial para trabalhadores desempregados com validade de 90 dias (sem prorrogação);

- Na EMTU: a Credencial para Trabalhadores Desempregados vale por 28 dias e não pode ser renovada. É válida somente para o uso nas linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara). Para a concessão do benefício, é necessário que a pessoa resida ou tenha trabalhado na região do Corredor Metropolitano;

De maneira geral, só podem solicitar esse benefício as pessoas que sofreram demissão sem justa causa e estão desempregadas por um período mínimo de 1 mês e máximo de 6 meses. O usuário deve ter trabalhado pelo menos 6 meses no último emprego com registro em carteira.

 

Estacionamentos integrados (e-Fácil)

Quem se desloca de carro até às principais linhas de Metrô e trem metropolitano na cidade de São Paulo, tem um opção segura para estacioná-lo e continuar a sua viagem no transporte público.

Os estacionamentos integrados às estações do Metrô e da CPTM, através do cartão "E-Fácil", permitem que, ao debitar a tarifa do serviço, duas viagens no sistema público de transporte (Metrô, trem ou ônibus municipal de São Paulo). As viagens são válidas durante a permanência do veículo no estacionamento.

Acesse o site do serviço para mais informações, ou ligue no 0800-770-7722.

 

Serviço Especial de Transporte a Aeroportos (Airport Bus Service)

A EMTU dispõe de linhas especiais de ônibus que interligam o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, aos seguintes destinos: Metrô Tatuapé, Terminais Rodoviários Barra Funda e Tietê, Praça da República, Brooklin Novo, região da Berrini e circuito dos hotéis da Avenida Paulista e Rua Augusta.

Acesse o site do Airport Bus Service para obter informações sobre itinerários, horários e preços da passagem. Se preferir, ligue no 0800-770-2287, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

 

Expresso Turístico da CPTM

Inaugurado em abril de 2009, esse é um serviço de categoria turística oferecido pela CPTM. Com partidas sempre da Estação da Luz, no centro de São Paulo, as opções de destino são: Jundiaí, Mogi das Cruzes e Vila de Paranapiacaba.

Os bilhetes podem ser adquiridos até 120 dias antes da data da viagem, nas bilheterias localizadas na Estação da Luz (saguão principal, ao lado do Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU) e na Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André. O atendimento das bilheterias é das 6 às 18h30, todos os dias. O serviço também oferece reservas para grupos de até quatro pessoas (com desconto nas tarifas) e fretamento de uma vagão inteiro para eventos ou grupos maiores.

No site da CPTM, você pode consultar as datas disponíveis, preços e detalhes sobre o serviço.

Exclusivamente para o trem com destino a Mogi das Cruzes, há um vagão bicicletário com espaço para 45 bicicletas.

Ligue no 0800-055-0121 para mais informações.

 

Serviços aos ciclistas

BICICLETÁRIOS

Quem utiliza o transporte público coletivo e também prefere se deslocar com as bikes, dispõe de uma boa opção para unir os dois meios: os bicicletários e paraciclos localizados próximos às estações e terminais de ônibus metropolitano.

Em novembro de 2013, a EMTU mantinha bicicletários nos terminais metropolitanos Jabaquara, São Bernardo do Campo, Santo André Oeste, São Mateus, Hortolândia e na Estação de Transferência de Americana. Para utilizar esse espaço, acesse a página sobre os bicicletários da EMTU ou ligue no 0800-724-0555.

Por sua vez, a CPTM dispõe de mais de 3.800 vagas distribuídas por diversas estações da empresa. No site da CPTM, saiba onde os bicicletários da CPTM estão localizados e as condições para usar esse serviço, ou ligue no 0800-055-0121 para mais informações.

O Metrô também disponibiliza o serviço em algumas estações.

Em algumas estações do Metrô e da CPTM, há paraciclos para prender a sua bicicleta.

 

Mapa do Transporte Metropolitano:

→ Faça o download do mapa do transporte metropolitano para conhecer as estações que contam com serviços voltados para os ciclistas (bicicletários e paraciclos)

 

CICLOVIAS

Na cidade de São Paulo, duas ciclovias que são mantidas pela CPTM e pelo Metrô: Ciclovia do Rio Pinheiros e o Caminho Verde

A Ciclovia do Rio Pinheiros possui 21,2 km de extensão, ao lado da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Ela vai da Avenida Miguel Yunes (entre as Estações Jurubatuba e Autódromo) até a Estação Villa-Lobos/Jaguaré.

O horário normal de funcionamento da ciclovia é das 5h30 às 18h30, mas durante o horário de verão (até 16/02/2014), o período de funcionamento será das 5h às 19h30.

O Caminho Verde é a ciclovia que liga a Estação Tatuapé até a Estação Corinthians-Itaquera, acompanhando a linha do Metrô e a avenida Radial Leste. Ao longo do seu trajeto, é possível apreciar algumas árvores e plantas que formam o paisagismo da ciclovia.

 

TRANSPORTE DA BICICLETA NO METRÔ E TRENS DA CPTM

A CPTM e o Metrô permitem o transporte de bicicletas em vagões e horários específicos.

 

Regulamentos para transporte da bicicleta nos vagões:

Metrô
CPTM

 

Guias e pesquisa de itinerários

Na internet, você pode consultar as informações sobre os serviços de transporte público da sua região. É possível, também, solicitar rotas e trajetos em sites de terceiros, como o Google Mapas, ou nos sites oficiais de transporte público.

 

Guias de itinerários e trajetos no transporte público de São Paulo:

CPTM (trens metropolitanos)
Metrô
EMTU (ônibus metropolitanos)

Guias de linhas de ônibus municipais:

São Paulo (capital)
Araçatuba
Araraquara
Bauru
Campinas
Guarujá
Jundiaí
Ribeirão Preto
São Bernardo do Campo
São José dos Campos
Santo André

 

Aplicativos e outros recursos da internet

Alguns aplicativos e sites podem ser utilizados para facilitar a vida de quem vai utilizar o transporte público.

 

Links e apps úteis para os usuários de transporte coletivo em São Paulo:

Apps do Metrô (app iOs e Android)
Cadê o Ônibus? - app para consulta à localização de ônibus e pontos de ônibus de São Paulo (app Android)
CPTM Stats - informa, em tempo real, a condição das linhas da CPTM (app Windows Phone)
Olho Vivo - permite a consulta da localização dos ônibus da cidade de São Paulo e as condições dos corredores exclusivos
Ônibus ao Vivo - informa a proximidade dos ônibus da cidade de São Paulo de uma determinada linha (app Windows Phone)

 

Outros serviços de interesse público disponíveis nos equipamentos de transporte

FARMÁCIAS DOSE CERTA

Na cidade de São Paulo, as Farmácias Dose Certa estão presentes nas estações do Metrô e da CPTM e nos terminais da EMTU.

Os postos do Dose Certa distribuem gratuitamente diversos tipos de medicamentos básicos, como analgésios, antitérmicos, anti-inflamatórios, antibióticos, contraceptivos, xaropes, etc. Eles são produzidos pela Fundação para o Remédio Popular - FURP, subordinado ao Governo do Estado de São Paulo.

Para retirar alguns dos medicamentos, é preciso levar uma receita médica emitida pelo SUS a uma das farmácias, no horário de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. No caso dos medicamentos controlados, há um horário específico: das 8 às 12h30 e das 13h30 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Além das farmácias localizadas nos terminais e estações de transporte coletivo, você também as encontra em alguns hospitais públicos da Capital e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de alguns municípios paulistas.

Contatos:

- Site: www.furp.sp.gov.br
- E-mail: sac@furp.sp.gov.br
- Telefone: 0800-055-1530

 

PONTE ORCA ZOO

Linha de micro-ônibus que liga o Terminal Metropolitano Jabaquara à Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Os visitantes podem se valer desse transporte, mantido pela EMTU, para facilitar o seu acesso ao Zoológico.

Acesse a página do serviço para mais informações.

 

ACHADOS E PERDIDOS

Caso tenha perdido algum objeto ou documento nos veículos de transporte público, entre em contato com os serviços de achados e perdidos para tentar recuperá-los.

- No Metrô: o posto central de achados e perdidos do Metrô fica na estação Sé e atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas. Os objetos permanecem a disposição dos interessados por mais 60 dias, além do mês em que ele for encontrado. Os objetos não procurados são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, e os documentos para os órgãos emissores. Mais informações, no 0800-770-7722;

- Na CPTM: a central de achados e perdidos fica na estação Barra Funda e atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Mais informações, no 0800-055-0121;

- Na EMTU - Região Metropolitana de São Paulo: ligue no 0800-724-0555 para saber como entrar em contato com a empresa de ônibus que cuida da linha. Caso tenha perdido um documento ou objeto no corredor ABD (São Mateus - Jabaquara), procure o terminal mais próximo (os objetos permanecem lá por três dias). Após esse período, todos os objetos encontrados são enviados à Central de Achados e Perdidos, que fica no Terminal Ferrazópolis (Rua Pedro Henry, 250; telefone (11) 4335-3232), onde permanecem por 90 dias;

- Na EMTU - Região Metropolitana de Campinas: os endereços e telefones dos postos de achados e perdidos estão disponíveis na página da EMTU;

- Na EMTU - Baixada Santista: entre em contato com as empresas que prestam os serviços de transporte na região metropolitana. Os endereços e telefones estão disponíveis na página da EMTU;

- Nos ônibus da cidade de São Paulo (SP Trans): para tentar encontrar um documento ou objeto perdido nos ônibus da capital, você deverá entrar em contato com a concessionária responsável pela linha. Os endereços, telefones e horários de atendimento estão disponíveis no site da SP Trans.

 

Mais dicas sobre os serviços de achados e perdidos:

→ Siga o mesmo procedimento no caso de linhas de ônibus municipais: procure a empresa responsável pela linha onde você tenha perdido o objeto;
→ Ao encontrar um documento, você pode depositá-lo numa caixa de coleta dos Correios: essa empresa mantém uma central de achados e perdidos;
→ Antes de procurar uma unidade dos Correios, acesse a página de achados e perdidos para verificar se realmente algum documento perdido foi entregue ao serviço.

 

TERMINAIS RODOVIÁRIOS

Na cidade de São Paulo, os terminais rodoviários estão conectados às linhas do Metrô para um facilitar o acesso dos passageiros. No entanto, esses equipamentos são administrados pela Socicam. Assim sendo, qualquer tipo de manifestação relativa aos serviços prestados pelos terminais rodoviários deve ser tratado nos canais de atendimento da Socicam.

 

TÁXI NA ESTAÇÃO

Serviço que a população encontra em 32 estações de trem da CPTM. Dentro da estação, basta usar o telefone do programa para solicitar um táxi de um ponto próximo.

 

DISQUE DENÚNCIA

O Metrô e a CPTM disponibilizam telefones para envio de mensagem SMS (torpedo) para denúncia de ocorrência nos vagões e dependências internas das estações.

Utilize esse canal para comunicar comércio ambulante, pedintes, comportamentos inconvenientes, consumo e porte de entorpecente, vandalismo ao patrimônio público, entre outras ocorrências. O usuário-colaborador deve descrever a infração cometida, as características do infrator, a linha, o número do carro e a próxima estação.

Os telefones do Disque Denúncia são: (11) 97150-4949 para a CPTM e 97333-2252 para o Metrô.

 

Lista de contatos úteis

Se precisar de qualquer informação sobre transporte público em São Paulo, você pode entrar em contato por telefone.

 

Lista de contatos úteis:

→ CPTM: 0800-055-0121 | Site | Twitter | Facebook
→ Metrô: 0800-770-7722 | Site | Twitter | Facebook
→ Linha 4-Amarela: 0800-770-7100 | Site
→ EMTU: 0800-724-0555 | Site | Twitter | Facebook
→ Expresso Turístico: 0800-055-0121 | (11) 3226-4428 (fretamento de vagão) | Site
→ Airport Bus Service: 0800-770-2287 | Site
→ Cartão BOM: 0800-771-1800 | Site
→ SP Trans: 156 | Site | Twitter
→ Central do Bilhete Único do Idoso: (11) 3101-2023
→ Central do Bilhete Único da Pessoa com Deficiência: (11) 3124-2605
→ Socicam (terminais rodoviários): (11) 3866-1100 | Site

 

 ESPECIAIS DO MÊS
 OUTROS ESPECIAIS
 BIBLIOTECA VIRTUAL

Não encontrou a informação que procurava?

Envie sua mensagem pelo formulário Fale Conosco e receba a informação que deseja.

Acompanhe as notícias da Biblioteca Virtual pelo Twitter

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo on Facebook

BIBLIOTECA VIRTUAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Subsecretaria de Comunicação da Casa Civil

Facebook Twitter Google Plus Blog da Biblioteca Virtual YouTube