Biblioteca Virtual
Envie sua mensagem para a Biblioteca Virtual
Conheça a Biblioteca Virtual e saiba o que podemos fazer por você

Especial: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA [07/2009] - Página 1

Tamanho do texto   A A A

Páginas: 1 | 2 | 3

Atualmente, o Brasil conta com uma população estimada em mais de 191 milhões de habitantes. Deste total, mais de 20 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência física ou intelectual - um número bastante significativo.

Embora seja cada vez maior a discussão sobre temas relacionados à acessibilidade, direitos básicos e à inclusão no mercado de trabalho, entre outros, sabemos que muitas pessoas com deficiência continuam sofrendo com o desrespeito e com o desinteresse de parte da sociedade.

Para superar o desestímulo e as dificuldades, iniciativas de inclusão, como cotas em concursos públicos, isenção de impostos, normas de acessibilidade e projetos sociais voltados a esse público, configuram-se em ações importantes. No entanto, para mudar a realidade da pessoa com deficiência, é fundamental que ela mesma decida realizar mudanças.

Por isso, neste especial, vamos destacar algumas ações que visam a inclusão e a promoção da acessibilidade da pessoa com deficiência.

Também vamos apresentar alguns exemplos de pessoas com deficiência que superam as limitações com talento e muita vontade de fazer a diferença no mundo.

Quantos são?

No mundo, acredita-se que somos 6,5 bilhões de seres humanos. Deste total, por volta de 10 a 12% da população possui algum tipo de deficiência física ou intelectual. Esta é uma estimativa aceita mundialmente pelos institutos de pesquisa e principais órgãos de referência em saúde.

É praticamente impossível ter dados precisos, uma vez que, segundo informações do Banco Mundial, as metodologias de levantamento de dados sobre deficiência variam muito conforme o país.

Nos Estados Unidos e no Canadá, países considerados mais desenvolvidos, os números falam em 19,4% e 18,5%, respectivamente.

Os resultados do Censo 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, aproximadamente, 24,6 milhões de pessoas apresentaram algum tipo de incapacidade ou deficiência. Estima-se que esse número, em 2009, tenha crescido para algo em torno de 26 milhões de pessoas.

Isso representa 14,5% da população com alguma dificuldade de enxergar, ouvir, locomover-se ou alguma deficiência física ou intelectual. Entre 16,6 milhões de pessoas com algum grau de deficiência visual, quase 150 mil se declararam cegos. Já entre os 5,7 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva, um pouco menos de 170 mil se declararam surdos.

No Estado de São Paulo, vivem cerca de 4,2 milhões de pessoas com deficiência.

Pessoas com deficiência e a moda

Já ouviu falar em moda para deficientes?

Para despertar reflexão sobre o assunto, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo promoveu, no último dia 9 de junho, um desfile dos finalistas do primeiro concurso de moda inclusiva. O evento aconteceu no Memorial da América Latina.

O concurso é uma iniciativa para estimular a criação de modelos de vestuário adaptados às necessidades das pessoas com deficiência. Com isso, promove-se a discussão sobre como pensar e fazer moda que respeite a diversidade.

A seguir, veja como foi o desfile.

Pessoas com deficiência e a prática esportiva

O esporte é um importante meio de inclusão social. Não é mais segredo que qualquer pessoa se beneficie com a prática esportiva regular.

No caso das pessoas com deficiência, o esporte trabalha valores como autoconfiança, autoestima, independência e autonomia. Isso reflete positivamente na rotina dessas pessoas, que ganham mais energia e motivação para desempenhar atividades corriqueiras, como fazer compras num supermercado ou sair para ver um filme no cinema.

Embora a falta de investimentos para os projetos e a falta de acessibilidade no transporte público sejam encarados como obstáculos, conforme constatou uma matéria da Universidade Metodista sobre o assunto, iniciativas para tornar o esporte mais próximo da pessoa com deficiência podem ser encontradas em diversos lugares. Empresas e prefeituras, trabalhando individualmente ou em parceria, desenvolvem projetos nesse sentido, buscando inserir a pessoa com deficiência no mundo do esporte.

Na região do ABCD Paulista, a Prefeitura de São Caetano do Sul oferece aulas de natação no Complexo Esportivo Lauro Gomes. Em São Bernardo do Campo, o Centro Recreativo Esportivo Especial Luis Bonício oferece aulas de basquete, golbol e futsal visual e auditivo.

A Prefeitura de Araraquara, através do Centro de Referência da Cidadania, oferece treinamento para natação competitiva e hidroterapia para crianças, jovens e adultos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Em Embu, o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência atende jovens em oficinas de esportes, atividades da vida diária, artes e música.

É importante dizer que há esportes adaptados, que atendem os diferentes tipos de deficiência, tornando a prática esportiva um meio de inclusão universal. As modalidades mais conhecidas são: tiro com arco, futebol de 5 (para atletas com deficiência visual), voleibol sentado, natação, basquete em cadeira de rodas e judô.

Você pode encontrar mais informações sobre esportes no site do Comitê Paraolímpico Brasileiro e no How Stuff Works.

Basquete em cadeira de rodas foi um dos primeiros esportes adaptados que se tornou popular em vários países

Links Internacionais

Páginas: 1 | 2 | 3

ESPECIAIS DO MÊS
 OUTROS ESPECIAIS
 BIBLIOTECA VIRTUAL

Não encontrou a informação que procurava?

Envie sua mensagem pelo formulário Fale Conosco e receba a informação que deseja.

Acompanhe as notícias da Biblioteca Virtual pelo Twitter

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo on Facebook